São João da Barra, completando 400 anos de existência, guarda muitas tradições, algumas bicentenárias…
Nascida um pouso de pescadores nos idos de 1622, tornou-se Vila ainda no século XVII e mais tarde uma importante cidade portuária no século XIX.
Nesse rico período surgiram muitas tradições, algumas perpetuadas até os dias atuais. Durante a Semana Santa, na histórica cidade, uma intensa programação Religiosa-Cultural se realiza em diversos pontos e igrejas locais…
São procissões, missas, ladainhas e ritos sacros perpetuados por gerações. Dentre todos o mais interessante é a “Procissão do Fogaréu”, um espetáculo de tradição, história e religiosidade…
O evento que ocorre na terça-feira da Semana Santa, tem início às 20 horas, na Igreja de São Pedro, percorrendo a parte antiga da cidade totalmente às escuras…
Figuras encapuzadas, os Faricocos, com suas tochas de fogo, ao som da matraca, percorrem as igrejas de São Benedito e a matriz à procura do Cristo…
O evento se encerra na Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte onde é depositada a imagem do Flagelo de Jesus…
Esse evento, tradicionalmente realizado durante todo o século XIX e início do XX, deixou de se realizar durante anos. Resgatado agora, no princípio do século XXl, vem se tornando um marcante evento Turístico Cultural Religioso. Vale conferir.