Carnaval de Campos
  • INÍCIO
  • QUEM SOMOS
  • EDITORIAL
  • COLUNISTAS
    • ELIANE GENTILE
    • FEÚ LOBATO
    • HEVERTTON LUNA
    • JORGINHO IBRAHIM
    • LUCIANO CHAMBINHO
    • MATHEUS BERRIEL
    • NELCIMAR PIRES
    • RAFAEL GAMA
  • NOTÍCIAS
  • AGREMIAÇÕES
    • CAMPOS
      • BOIS DE SAMBA
      • BLOCOS DE SAMBA
      • ESCOLAS DE SAMBA
    • RIO DE JANEIRO
      • ACADÊMICOS DO GRANDE RIO
      • ACADÊMICOS DO SALGUEIRO
      • BEIJA-FLOR
      • ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA
      • ESTÁCIO DE SÁ
      • MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL
      • PARAÍSO DO TUIUTI
      • PORTELA
      • SÃO CLEMENTE
      • UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR
      • UNIDOS DA TIJUCA
      • UNIDOS DE VILA ISABEL
      • UNIDOS DO VIRADOURO
  • ENTREVISTAS
  • PREMIAÇÕES
  • ACAC
  • CONTATO
Autor

Marcelo Sampaio

Marcelo Sampaio

Unidos de Vila Isabel

por Marcelo Sampaio 4 de março de 2025

A Unidos de Vila Isabel fez um desfile extremamente brincante com o enredo “Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece” do carnavalesco Paulo Barros.

Foi uma apresentação na qual se destacaram maquiagens de altíssimo nível e grande impacto visual em todos os componentes da escola, principalmente a dos ritmistas.

A azul-e-branco do bairro de Noel Rosa também mostrou alegorias humanas com movimentos que surpreenderam e encantaram bastante!

Comentário da Eliane Gentile:

“A metáfora do trem fantasma se confundiu com a vida que é semelhante ao trem que sai da estação e segue jornada por caminhos que ora assustam, ora alegram. Foi com o antagonismo da alegria e do medo que seres fantásticos saíram das lendas, estórias e folclore brasileiro e invadiram a Sapucaí com o enredo ‘Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece’. A comunicação estética das maquiagens, fantasias e carros alegóricos surpreendeu brilhantemente e destacou a originalidade como marca principal do carnavalesco Paulo Barros que, intencionalmente ou não, mostrou a sombra como um dos principais arquétipos do inconsciente pessoal que, quando não trabalhada e aceita, incide negativamente na energia psíquica do inconsciente coletivo. A agremiação azul-e-branco do bairro de Noel Rosa fez um desfile contagiante que emocionou com muita criatividade, bom gosto e tradição”.

54364584884_b8d71a520d_z
54364770620_484c48cf53_o
54364605063_df17ae2664_z
4 de março de 2025 0 comentários

Salgueiro

por Marcelo Sampaio 4 de março de 2025

A Acadêmicos do Salgueiro levou para a avenida o enredo “Salgueiro de corpo fechado” do carnavalesco Jorge Silveira que após anos no Carnaval de São Paulo retornou ao Rio de Janeiro.

Desenvolvendo mais um tema afro conseguiu transformar a Marquês de Sapucaí num verdadeiro terreiro com muita ginga e samba no pé.

A vermelho-e-branco teve como destaque principal do seu quinto carro alegórico o campista Nelcimar Pires, consagrado por suas exuberantes fantasias de luxo!

Comentário da Eliane Gentile:

“A Escola Acadêmicos do Salgueiro destacou sua presença na Marquês de Sapucaí conferindo visibilidade à religiosidade como protagonista do enredo ‘Salgueiro de corpo fechado’. O Brasil, com sua miscigenação e pluralidade cultural e religiosa, recebeu forte influência da fé em sua formação e a vermelho-e-branco com maestria e requinte visual em suas fantasias e alegorias abordou o referido mote, evidenciando as práticas religiosas, o sincretismo e a fé como modo de vida do povo brasileiro. O Sambódromo do Rio de Janeiro transmutou-se ao receber a agremiação e virou uma simbólica encruzilhada que trouxe na Ala das Baianas a arruda como amuleto de fé, além da pajelança do Catimbó no quinto carro alegórico que fez menção ao conhecimento das plantas, ervas e folhas sagradas, tendo como imponente destaque, o majestoso Nelcimar Pires. Foi um célebre desfile que mandou maravilhosamente bem a mensagem da importância de nutrir a fé para enfrentar as demandas da vida”.

54364507464_b3068cfed5_o
54364508899_2eb06d3268_o
54364508049_20037c8dbc_o
4 de março de 2025 0 comentários

Beija-Flor

por Marcelo Sampaio 4 de março de 2025

Com o enredo “Laíla de todos os santos, Laíla de todos os sambas” o carnavalesco João Vitor Araújo conseguiu fazer um desfile para lá de emocionante.

Emoção esta reforçada pela despedida do puxador Neguinho da Beija-Flor que arrebatou a Avenida Marquês de Sapucaí cantando o excelente samba.

A poderosa azul-e-branco de Nilópolis relembrou antigos desfiles emblemáticos e ao mesmo tempo realizou um dos maiores da sua história!

Comentário da Eliane Gentile:

“O Sambódromo do Rio de Janeiro emprestou seu chão para servir de terreiro para o quilombo Beija-Flor e homenagear o carnavalesco e coordenador de Carnaval Laíla, apresentando o enredo ‘Laíla de todos os santos, Laíla de todos os sambas’. A proposta de trazer a história do homenageado como sendo uma entidade a ser evocada e, assim sendo, descer para a pequena África nilopolitana e receber as devidas honras e merecidas homenagens, foi um sucesso! O desfile impactou ao exibir uma performance esplendorosa do início ao fim. A espiritualidade marcou presença na avenida, fazendo jus à vida e trajetória de Laíla que tanto contribuiu para a referida agremiação e para a cultura carnavalesca. O samba-enredo reverberou de forma efusiva e emocionou com um de seus versos, ‘chama João pra matar a saudade’, convidando outra tão importante e necessária figura para receber o reconhecimento pela parceria firmada ao lado de Laíla, o carnavalesco Joãosinho Trinta. A agremiação de Nilópolis arrasou na Sapucaí e encerrou sua participação com chave de ouro, despedindo-se do intérprete que generosa e energicamente emprestou sua inconfundível voz e puxou os sambas-enredo por cinquenta anos, o artista Neguinho da Beija-Flor”.

54363296917_02b0e563c2_o
54363297047_ca0575a086_o
54364567885_ef9c00e2e1_o
4 de março de 2025 0 comentários

Unidos da Tijuca

por Marcelo Sampaio 3 de março de 2025

Com o enredo “Logun-Edé – Santo Menino que velho respeita” o carnavalesco Edson Pereira apresentou um belíssimo conjunto alegórico na avenida.

O samba foi muito bem defendido pelo canto vigoroso do puxador Ito Melodia e pela cadência virtuosa da bateria do mestre Casagrande.

A amarelo ouro-e-azul pavão do Morro do Borel conseguiu fazer um desfile vibrante apesar de ter sido a primeira escola de samba desta noite!

Comentário da Eliane Gentile:

“Com o enredo ‘Logun-Edé – Santo Menino que velho respeita’, a Escola Unidos da Tijuca pisou na Marquês de Sapucaí homenageando o fruto da paixão da linda história de amor entre Oxum, orixá das águas doces e Oxóssi, o aguerrido orixá da caça: o santo menino Logun-Edé, que é retratado em um dos versos do samba-enredo como ‘príncipe nascido desse grande amor, herdeiro da bravura e da beleza’. Foi uma homenagem intensa que trouxe a energia arrebatadora das cores amarelo ouro e azul vibrante, juntamente com o realismo das esculturas gigantes dos carros alegóricos, com movimentos que impressionaram na avenida! A riqueza da narrativa se aperfeiçoou com a presença de seiscentas mudas de plantas naturais em meio às alegorias, evidenciando a intenção de trazer para a avenida uma consciência ecológica, além de fazer alusão à sabedoria presente na natureza. Foi, verdadeiramente, uma reverência à essência da juventude e à força de Logun-Edé, as quais vêm de encontro com as características da juventude do Borel, enaltecendo a força das tradições e riqueza da narrativa da mitologia africana”.

54364453025_2f365a9d5e_o
54364256609_ed3149c866_o
54363181027_44b6dd8201_o
3 de março de 2025 0 comentários

Mangueira

por Marcelo Sampaio 3 de março de 2025

Em sua estreia na Mangueira o carnavalesco Sidnei França, campeão mais de uma vez no Carnaval de São Paulo, criou um desfile com visual meio opaco.

O enredo “À Flor da terra – No Rio da negritude entre dores e paixões” merecia um desenvolvimento que valorizasse mais a força da sua proposta.

A tradicional e popular verde-e-rosa poderia ter feito uma apresentação que se identificasse realmente com a sua história!

Comentário da Eliane Gentile:

“Apostando no enredo ‘À Flor da Terra, no Rio da Negritude entre Dores e Paixões’, a agremiação verde-e-rosa comprometeu-se em resgatar e evidenciar a história e influência dos povos bantos na construção e formação da identidade da cidade do Rio de Janeiro. O verso ‘O povo banto que floresce nas vielas’ correlaciona-se com o ciclo da existência, revelando que a morte não é o fim, mas a possibilidade de re-existir e resistir à finitude da vida, mantendo vivas as práticas e contribuições sócio-culturais entre os povos da favela e do asfalto cariocas. A Estação Primeira de Mangueira traz uma oportuna homenagem à memória da ancestralidade banto e seu necessário reconhecimento histórico, a despeito do apagamento que a história insiste em manter”.

54361146522_d1d0820d31_o
54362242438_15576bae76_o
54362420405_f099b3a7db_o
3 de março de 2025 0 comentários

Unidos do Viradouro

por Marcelo Sampaio 3 de março de 2025

A Unidos do Viradouro levou para a avenida o enredo “Malunguinho – O mensageiro dos três mundos” do carnavalesco Tarcísio Zanon que estudou no IFF de Campos.

O samba já pungente cresceu mais ainda na voz do genial Wander Pires e com a bateria do mestre Ciça que mostrou uma sensacional variedade rítmica.

A vermelho-e-branco de Niterói apresentou uma comissão de frente com visual, coreografia e efeitos especiais extremamente impactantes!

Comentário da Eliane Gentile:

“Com o enredo ‘Malunguinho: O Mensageiro dos Três Mundos’, a Viradouro resolveu homenagear Malunguinho, importante entidade afro-indígena líder quilombola de Pernambuco e cultuado no imaginário popular. Em um de seus versos, o samba-enredo menciona ‘a chave do cativeiro’, aludindo à libertação dos oprimidos a partir da Jurema, que é a sabedoria da natureza. O elemento fogo esteve presente do início ao fim do desfile, através das cores vermelho e amarelo, simbolizando forte significado espiritual de energia, purificação e ressignificação. A referida agremiação aposta na importância de manter viva a chama do passado e também na necessidade de buscar conexão com as raízes ancestrais, a fim de não deixar sucumbir a tradição e identidade de um povo”.

54362130724_4ed5f3ae05_o
54361930446_b73c32b96f_o
54362328990_19ea0b7a6d_o
3 de março de 2025 0 comentários

Imperatriz Leopoldinense

por Marcelo Sampaio 3 de março de 2025

O excelente carnavalesco Leandro Vieira optou por desenvolver o enredo “Ómi Tútú ao Olúfon – Água fresca para o Senhor de Ifón” com uma tonalidade bem clara.

Os componentes evoluíram com muito vigor e cantando bastante o samba que foi executado num andamento acelerado que exigiu disposição extra dos ritmistas.

A verde-branco-e-ouro de Ramos fez uma apresentação na qual conseguiu aliar exuberância estética com um chão forte que tantas vezes mostrou na avenida!

Comentário da Eliane Gentile:

“O enredo ‘Ómi Tútú ao Olúfon – Água Fresca Para o Senhor de Ifón’ é uma ode às mitologias do Candomblé, reverenciando as lendas sagradas e trazendo um cortejo ao Senhor de branco, Oxalá. A narrativa menciona Xangô, orixá da justiça verdadeira e Exú, orixá mensageiro que rompe o silêncio com sua gargalhada simbólica, como verdadeiro ritual de proteção. O branco impera na avenida, fazendo alusão à jornada espiritual de Oxalá. A Escola Imperatriz Leopoldinense aposta na celebração à cultura e tradição afro-brasileira e importância da fé e justiça na busca por igualdade e dignidade”.

54362007413_76766c5aff_o
54362185220_eaca7f6182_o
54361787331_07227b02b7_o

 

3 de março de 2025 0 comentários

Unidos de Padre Miguel

por Marcelo Sampaio 2 de março de 2025

Com o enredo “Egbé Iya Nassô”, desenvolvido pelos carnavalescos Alexandre Louzada e Lucas Milato, a Unidos de Padre Miguel pisou forte na avenida com um samba muito bem puxado por Bruno Ribas.

A bateria comandada pelo mestre Dinho Lima se encaixou perfeitamente com a proposta de exaltação às religiões de matriz africana, em especial o Candomblé.

Os carros alegóricos gigantescos da vermelho-e-branco da Vila Vintém se destacaram num conjunto visual de extremo bom-gosto!

Comentário da Eliane Gentile:

“O enredo ‘Egbé Iyá Nassô’ traz uma grandiosa homenagem ao primeiro terreiro de Candomblé do Brasil e celebra a fé, tradição e resistência do povo negro, além de enaltecer a importância do protagonismo feminino de Iyá Nassô, tão essencial no contexto das religiões de matriz africana, especialmente do Candomblé. Sem sombra de dúvida, este é um retorno em alto estilo, da Escola UPM ao Grupo Especial, após uma longa espera de cinquenta e dois anos”.

54360726457_86970c8521_o
54361802389_7c7e08f573_o
54361823033_1eb7bcfc77_o
2 de março de 2025 0 comentários

Reforço na cobertura do Grupo Especial

por Marcelo Sampaio 2 de março de 2025

Daqui a pouco estaremos cobrindo a primeira das três noites dos desfiles do Grupo Especial na Avenida Marquês de Sapucaí.

A partir das 22 horas estarão desfilando as escolas de samba Unidos de Padre Miguel, Imperatriz Leopoldinense, Unidos do Viradouro e Mangueira.

Para acrescentar e muito à nossa cobertura este ano a professora, pedagoga e arteterapeuta Eliane Gentile estará fazendo comentários sobre cada uma das agremiações carnavalescas!

2 de março de 2025 0 comentários

Porto da Pedra e Niterói se destacam

por Marcelo Sampaio 2 de março de 2025

Com desfiles inferiores aos do primeiro dia duas escolas de samba se destacaram no segundo e último dia da Série Ouro na Avenida Marquês de Sapucaí.

A Unidos do Porto da Pedra desenvolveu o enredo “A História que a Borracha do Tempo Não Apagou” do carnavalesco Mauro Quintaes e mostrou um exuberante conjunto de fantasias e alegorias.

Já a Acadêmicos de Niterói com o enredo “Vixe Maria” do carnavalesco Tiago Martins fez uma apresentação embalada por bom samba e bateria quente.

Assim como a Unidos da Ponte no primeiro dia, Unidos de Bangu e Império Serrano não foram julgadas e portanto não disputam o título nem o risco de rebaixamento!

2 de março de 2025 0 comentários
Carregar mais postagens

Colunistas









Parceiros








@2004-2026 Carnaval de Campos - Todos os direitos reservados. Design: Envato. Webdesign: Luciano Silva. Politica de Privacidade e Cookies


Voltar ao topo

Estamos usando cookies para oferecer a melhor experiência em nosso site.

Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

Carnaval de Campos
  • INÍCIO
  • QUEM SOMOS
  • EDITORIAL
  • COLUNISTAS
    • ELIANE GENTILE
    • FEÚ LOBATO
    • HEVERTTON LUNA
    • JORGINHO IBRAHIM
    • LUCIANO CHAMBINHO
    • MATHEUS BERRIEL
    • NELCIMAR PIRES
    • RAFAEL GAMA
  • NOTÍCIAS
  • AGREMIAÇÕES
    • CAMPOS
      • BOIS DE SAMBA
      • BLOCOS DE SAMBA
      • ESCOLAS DE SAMBA
    • RIO DE JANEIRO
      • ACADÊMICOS DO GRANDE RIO
      • ACADÊMICOS DO SALGUEIRO
      • BEIJA-FLOR
      • ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA
      • ESTÁCIO DE SÁ
      • MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL
      • PARAÍSO DO TUIUTI
      • PORTELA
      • SÃO CLEMENTE
      • UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR
      • UNIDOS DA TIJUCA
      • UNIDOS DE VILA ISABEL
      • UNIDOS DO VIRADOURO
  • ENTREVISTAS
  • PREMIAÇÕES
  • ACAC
  • CONTATO
Carnaval de Campos
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies Estritamente Necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências para configurações de cookies.

Cookies de Terceiros

Este site usa o Google Analytics para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.
Manter esse cookie ativado nos ajuda a melhorar nosso site.

Cookies Adicionais

Este site usa os seguintes cookies adicionais:
Google, Cloudflare, Inc., Facebook, Hostinger, WordPress

Política de Cookies

Mais informações sobre a nossa Política de Privacidade e Cookies