Carnaval de Campos
  • INÍCIO
  • QUEM SOMOS
  • EDITORIAL
  • COLUNISTAS
    • ELIANE GENTILE
    • FEÚ LOBATO
    • HEVERTTON LUNA
    • JORGINHO IBRAHIM
    • LUCIANO CHAMBINHO
    • MATHEUS BERRIEL
    • NELCIMAR PIRES
    • RAFAEL GAMA
  • NOTÍCIAS
  • AGREMIAÇÕES
    • CAMPOS
      • BOIS DE SAMBA
      • BLOCOS DE SAMBA
      • ESCOLAS DE SAMBA
    • RIO DE JANEIRO
      • ACADÊMICOS DO GRANDE RIO
      • ACADÊMICOS DO SALGUEIRO
      • BEIJA-FLOR
      • ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA
      • ESTÁCIO DE SÁ
      • MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL
      • PARAÍSO DO TUIUTI
      • PORTELA
      • SÃO CLEMENTE
      • UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR
      • UNIDOS DA TIJUCA
      • UNIDOS DE VILA ISABEL
      • UNIDOS DO VIRADOURO
  • ENTREVISTAS
  • PREMIAÇÕES
  • ACAC
  • CONTATO
Autor

Marcelo Sampaio

Marcelo Sampaio

Desfiles realmente populares

por Marcelo Sampaio 10 de fevereiro de 2026

Sábado próximo, dia 14 de fevereiro, começarão os desfiles carnavalescos na Intendente Magalhães na Zona Norte do Rio de Janeiro, conhecida como “Passarela Popular do Samba”.

Além das 29 escolas de samba da Série Prata, que disputam vagas para desfilarem na Avenida Marquês de Sapucaí em 2027, estarão na avenida mais 25 agremiações divididas no Grupo 1 da Federação dos Blocos Carnavalescos, Grupo de Avaliação e Série Bronze.

Organizados pela Superliga RJ em parceria com a Riotur os ditos cujos são gratuitos, reúnem expressivo público e garantem uma ótima opção para quem busca viver uma versão mais raiz e tradicional do Carnaval carioca!

10 de fevereiro de 2026 0 comentários

Uma entrevista que promete

por Marcelo Sampaio 9 de fevereiro de 2026

Nesta segunda-feira, dia 9 de fevereiro, o entrevistado do Bate-papo virtual do Centro Cultural Marcelo Sampaio será o destaque carnavalesco e estilista Nelcimar Pires.

A partir das 19 horas Marcelo Sampaio estará com ele ao vivo e promete fazer muitas perguntas sobre o Carnaval do Rio de Janeiro, de São João da Barra e de Campos.

Quem quiser assistir e participar através de mensagens é só acessar o endereço https://www.facebook.com/marcelo.sampaio.963 no Facebook!

9 de fevereiro de 2026 0 comentários

Um evento e algumas conclusões – 2

por Marcelo Sampaio 8 de fevereiro de 2026

A Batalha dos Bois Pintadinhos e de Samba filiados à Liboiscam teve pontos que merecem todos os elogios possíveis.

Entre eles os apoios financeiros recebidos tanto da Prefeitura de Campos como do prefeito Washington Quaquá do município de Maricá.

A organização do camarote montado para convidados especiais, que além de bem decorado teve comes e bebes liberados.

Sem falar da memorável apresentação do Boi Jaguar que desfilou com um samba antológico composto pelo Toninho Shita, levando o público presente ao delírio carnavalesco!

Vídeo do compositor Toninho Shita evoluindo com o Boi Jaguar:

https://carnavaldecampos.com/wp-content/uploads/2026/02/Shita.mp4
8 de fevereiro de 2026 0 comentários

Um evento e algumas conclusões – 1

por Marcelo Sampaio 7 de fevereiro de 2026

O nosso site sempre defendeu a realização de eventos carnavalescos no período do Carnaval oficial e no Centro da cidade de Campos.

E este foi o grande diferencial da Batalha dos Bois Pintadinhos realizada ontem na Rua Treze de Maio pela recém fundada Liboiscam.

Além de ter atraído um excelente público a dita cuja contou com um astral que lembrou muito os fantásticos e inesquecíveis carnavais campistas!

 

7 de fevereiro de 2026 0 comentários

Um festival e tanto

por Marcelo Sampaio 6 de fevereiro de 2026

Acaba de ser fundada no nosso município a Liboiscam, Liga Independente dos Bois Pintadinhos e de Samba de Campos, que tem como presidente o Vinicius Sales.

E como primeira realização rolará uma animada batalha dos seus filiados nesta sexta-feira, dia 6 de fevereiro, a partir das 22 horas na Rua Treze de Maio.

Estarão por lá desfilando Boi União, Boi Karrasco, Boi K-Brunco, Boi Pimenta, Boi Zulu, Boi Jaguar, Boi Marajá, Boi Guloso, Boi do Canto, Boi Revelação, Boi Beira-Rio, Boi Arrastão e Boi Quilombola Dendê!

6 de fevereiro de 2026 0 comentários

Uma marca de respeito

por Marcelo Sampaio 5 de fevereiro de 2026

Apesar de termos lançado este nosso site Carnaval de Campos em 2004, estamos há muito menos tempo usando o Hostinger como provedor.

Por isso é motivo de imenso orgulho para nós termos alcançado o expressivo número de dez mil acessos.

Agradecemos a cada um que nos acessou e reiteramos o convite para continuarem nos acessando porque vamos fazer uma intensa e detalhada cobertura dos desfiles carnavalescos deste ano!

5 de fevereiro de 2026 1 comentário

13ª Coluna da Eliane Gentile

por Marcelo Sampaio 30 de novembro de 2025

“O Último Azul” e o primeiro passo: Por uma sociedade que valorize o processo natural do envelhecimento

Assim que eu soube que o tema da redação do Enem 2025 foi sobre o envelhecimento da sociedade brasileira considerei pertinente essa questão, finalmente, ter sido colocada no centro do debate, tendo em vista que mais de quatro milhões de pessoas debruçaram-se para refletir sobre a seriedade dessa pauta para a construção de um país mais acolhedor e que saiba integrar a intergeracionalidade com equidade.

Foi numa tarde primaveril do derradeiro setembro, quando assisti ao filme “O Último Azul”, no Cine Bardot em Búzios, que fui atravessada de maneira aguda pelo intrigante questionamento: Se envelhecer é destino comum, por que concebê-lo com dignidade ainda é privilégio de poucos? O filme projetou um facho de luz em uma realidade que desnuda um possível Brasil do amanhã e a relação desconectada com sua população idosa.

Muito embora a ficção tratasse de uma distopia, havia uma verossimilhança que parecia transpassar a tela e se sentar na poltrona ao lado, quando a narrativa refletia a negligência diária e a prática discriminatória nomeada etarismo, a qual empurra as pessoas de mais idade para o lado de fora da vida social fechando-lhes as portas da vida simbólica do país, como se envelhecer não fosse motivo para ser concebido como dádiva e sim como um defeito existencial.

Sigo eu, em minha vã filosofia, escolhendo acreditar que o tempo quando se encontra com o talento, acaba se transformando em aliado e não inimigo pessoal. E é justamente na oportunidade desse encontro que a arte dialoga com ambos e promove uma perfeita simbiose.

Vejo Maria Bethânia, Gilberto Gil, Chico Buarque, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Fernanda Montenegro e tantos outros gigantes que seguem em comunhão com o tempo e produzindo na plenitude do poder criativo. A cada aparição e fala pública desses artistas tem-se uma resposta viva que não abre espaço ao contraditório das crenças limitantes que insistem em ditar quando é que começa e termina a potência humana.

Nesse viés, destaco ainda o ator Marco Nanini que, há cerca de um ano o assisti no palco da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Na ocasião, convalescente e em cadeira de rodas, o ator entregou ao público “O Traidor”, monólogo dirigido por Gerald Thomas, com uma performance tão intensa que fez ruir qualquer noção rasa sobre o paradigma de vitalidade. Porque entendi, já há algum tempo, que vitalidade não é sobre arcabouço físico, é sobre espírito e o desejo de seguir produzindo, comunicando, construindo e atribuindo sentido à própria existência. Nanini, naquela noite, era a personificação evidente de que arte e vida podem sim desafiar a lógica de qualquer limite e estigma social impostos de fora para dentro.

Urge a ampliação do debate sobre envelhecimento, começando por romper com práticas discriminatórias e a ampliação de políticas públicas que incluam o envelhecimento como pauta de governos.

Leitura, cinema, música, teatro, dança: tudo o que amplia o olhar também amplia o horizonte. E quem amplia o horizonte envelhece melhor, porque o futuro que vê é feito de menos ameaças e mais possibilidades. Talvez seja esse o recado contido nas entrelinhas do Enem 2025, do filme, da arte e dos mestres que seguem inspirando: envelhecer não é desaparecer. Envelhecer é permanecer existindo e colorindo a vida de azul, mesmo quando o mundo tenta apagar essa existência, pintando-a de cinza.

Nota da Semana

No próximo dia 5 de dezembro o Clube Cultural 3meia8 irá promover uma ação multicultural em parceria com o Centro Cultural Marcelo Sampaio, para celebrar e fomentar a Consciência Negra. Haverá apresentação teatral, samba, exibição de audiovisual e diversas outras manifestações culturais, com início às 20h. Siga o espaço no Instagram, para mais informações: @3meia8 .

“Fantasias Textuais”

“[…] Por isso se escreve, por isso se diz, por isso se publica,

por isso se declara e declama um poema:

Para guardá-lo:

Para que ele, por sua vez, guarde o que guarda:

Guarde o que quer que guarda um poema:

Por isso o lance do poema:

Por guardar-se o que se quer guardar.”

Trecho do poema “Guardar”, de Antonio Cicero.

30 de novembro de 2025 0 comentários

Memórias e pertencimento

por Marcelo Sampaio 4 de novembro de 2025

Nesta quinta-feira, dia 6 de novembro, estreará o filme “Cinemas, Ruínas e Sucatas” às 19 horas em frente ao antigo Cine São José na Avenida 28 de Março.

Trata-se de um documentário dirigido pela Carolina de Cássia fundamentado no notável trabalho acadêmico do Joilson Bessa sobre os cinemas de rua que existiram em Campos.

Promete ser uma noite repleta de memórias afetivas que com certeza reforçarão e muito a sensação de pertencimento atualmente tão escassa nos campistas!

4 de novembro de 2025 0 comentários

Mesa histórica no FDP!

por Marcelo Sampaio 28 de outubro de 2025

A sexta edição do Festival Doces Palavras será realizada entre os dias 5 e 9 de novembro, de quarta-feira a domingo, e pela primeira vez no Palácio da Cultura.

Sua extensa programação acaba de ser definida pelas entidades curadoras que são a Associação de Imprensa Campista, Academia Campista de Letras e Academia Pedralva Letras e Artes.

Na quinta-feira, dia 6 às 15:30 horas, o Centro Cultural Marcelo Sampaio organiza, no Espaço Cabrunco Lenílson Chaves, a mesa “Duas filhas de dois grandes jornalistas, Hervê Salgado Rodrigues e Oswaldo Lima”.

Ela vai ter como mediador o Marcelo Sampaio e contará com as participações mais do que especiais da jornalista Silvia Salgado e da professora Cristina Lima!

28 de outubro de 2025 0 comentários

Largada verde-e-rosa

por Marcelo Sampaio 26 de outubro de 2025

A Escola de Samba União da Esperança deu a largada para o seu próximo desfile com um evento muito bem organizado na sua quadra no bairro de Custodópolis em Guarus.

O carnavalesco Luiz Carlos Soares vai desenvolver na avenida o enredo “Sankofa, Salve Babá, Salve Yá” com o qual homenageará babalorixás e yalorixás de Campos.

Um dos compositores do forte samba é Vado do Pagode, intérprete da agremiação, que como sempre fez um animado show de pagode na referida noite.

O time da tradicional e popularíssima verde-e-rosa campista tem a presidente Maria Lúcia e ainda Toninho Mucongo, Wallace Vicente e Nelcimar Pires como coordenadores de Carnaval, de barracão e de destaques!

Vídeo da exibição de Mickaella Alvarenga, Rainha da Bateria Garra de Águia:

https://carnavaldecampos.com/wp-content/uploads/2025/10/Rainha.mp4

 

Vídeo da exibição de Merrinho e Luana, primeiro-casal de mestre-sala e porta-bandeira:

https://carnavaldecampos.com/wp-content/uploads/2025/10/Casal.mp4
26 de outubro de 2025 0 comentários
Carregar mais postagens

Colunistas









Parceiros








@2004-2026 Carnaval de Campos - Todos os direitos reservados. Design: Envato. Webdesign: Luciano Silva. Politica de Privacidade e Cookies


Voltar ao topo

Estamos usando cookies para oferecer a melhor experiência em nosso site.

Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

Carnaval de Campos
  • INÍCIO
  • QUEM SOMOS
  • EDITORIAL
  • COLUNISTAS
    • ELIANE GENTILE
    • FEÚ LOBATO
    • HEVERTTON LUNA
    • JORGINHO IBRAHIM
    • LUCIANO CHAMBINHO
    • MATHEUS BERRIEL
    • NELCIMAR PIRES
    • RAFAEL GAMA
  • NOTÍCIAS
  • AGREMIAÇÕES
    • CAMPOS
      • BOIS DE SAMBA
      • BLOCOS DE SAMBA
      • ESCOLAS DE SAMBA
    • RIO DE JANEIRO
      • ACADÊMICOS DO GRANDE RIO
      • ACADÊMICOS DO SALGUEIRO
      • BEIJA-FLOR
      • ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA
      • ESTÁCIO DE SÁ
      • MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL
      • PARAÍSO DO TUIUTI
      • PORTELA
      • SÃO CLEMENTE
      • UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR
      • UNIDOS DA TIJUCA
      • UNIDOS DE VILA ISABEL
      • UNIDOS DO VIRADOURO
  • ENTREVISTAS
  • PREMIAÇÕES
  • ACAC
  • CONTATO
Carnaval de Campos
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies Estritamente Necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências para configurações de cookies.

Cookies de Terceiros

Este site usa o Google Analytics para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.
Manter esse cookie ativado nos ajuda a melhorar nosso site.

Cookies Adicionais

Este site usa os seguintes cookies adicionais:
Google, Cloudflare, Inc., Facebook, Hostinger, WordPress

Política de Cookies

Mais informações sobre a nossa Política de Privacidade e Cookies